Bom dia, hoje é 24/04/2017 - 06:22:29 - Segunda Feira
Você não está logado!   


Publicidade


Você é o visitante:
Guardiões da Luz


MDig - Nove anos dimunindo sua produtividade
Cultura Indigena

RESGATE TUPY GUARANI



"500 anos de história já deveriam ter nos ensinado que o índio será levado ao extermínio, mas não se integra de forma abrupta. O índio representa uma cultura. E essa cultura não é nosso patrimônio. É patrimônio da própria humanidade" (Orlando Villas Boas).



O xamanismo é praticado pelo homem, há mais ou menos, 60.000 anos. Seus elementos são: a conexão com o espírito e uma ligação profunda com os elementos da natureza, do universo e da criação. Traços do Xamanismo podem ser encontrados em muitas religiões e tradições, é a mais antiga disciplina religiosa médica e psicológica da humanidade. O Xamã é médico, "trabalha com o corpo e as ervas", é sarcedote "trabalha com rituais e o espírito", é psicológico, "trabalha com a mente".

Há milhares de anos o homem vem tentando separar Deus de tudo o que existe, fazendo com que ele seja considerado uma unidade separada. Isto não é verdade. Deus está em todas as coisas, nas pessoas (boas ou más), nos objetos, nas plantas, nos animais (até nos microorganismos), na Terra (nos minerais), no ar, na água, nas estrelas, no espaço (aparentemente vazio), enfim, em tudo o que é visível e o que não é visível. Deus é uma tonalidade que permeia todo o Universo, existe antes de tudo e depois de tudo, ele é o começo, o meio e o fim.


Shaman é alguém (seja homem ou mulher) que entra em um estado alterado de consciência por vontade própria, para contactar e utilizar uma realidade oculta. É a viagem da alma para obter o poder do conhecimento oculto.

Animais de poder o cercam, músicas de poder têm a função de invocar os espirítos protetores e seus objetos rituais ajudam a sustentar seu enfoque, no estado shamânico da consciência. O shaman trabalha em conjunto com as forças da natureza para promover a cura e transmitir o poder.

Quando uma pessoa enfrenta em sua vida uma ameaça, situação chocante, crises de depressão, o shaman acredita que parte da alma se desliga do corpo, numa reação de auto-proteção. Isso faz com que a pessoa se sinta infeliz, ausente, perdida, inconsciente da forma que enfrenta sua dor. Neste caso, o shaman realiza a jornada de recuperação da alma na qual seus animais de poder mostram o caminho de reintegração.

Texto oferecido pelo Xamã Marco Antonio Mazz


Portal Guardiões da Luz

Otimizado para resolução de 1024x768 © Copyright 2011, desenvolvido por: ICPNetworks. | Site licenciado para: Portal Guardiões da Luz